Anvisa proíbe termômetros e medidores de pressão com mercúrio

A Anvisa aprovou esta semana uma resolução que proíbe termômetros e aparelhos de pressão que utilizam coluna de mercúrio.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana a resolução que proíbe a fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e aparelhos de pressão que utilizam coluna de mercúrio. A medida começará a valer a partir de 1º de janeiro de 2019.

Hospitais, clínicas e postos de saúde deverão realizar o descarte de material com mercúrio, conforme as normas da Anvisa (RDC 306/2004) e pelos Órgãos Ambientais (Federal e Estadual) até a data estipulada. A resolução faz parte dos pontos acordados na Convenção de Minamata, que debateu o impacto da contaminação do meio ambiente por mercúrio e os riscos para a saúde humana.

O “Diagnóstico Preliminar sobre o Mercúrio no Brasil”, documento oficial do Ministério do Meio Ambiente, informa que a exposição a 1,2 mg de mercúrio por algumas horas pode causar bronquite química e fibrose pulmonar.

Veja também: ‘Anvisa suspende a venda do contraceptivo Essure’

Nos casos de exposição por períodos longos, o elemento também pode causar problemas ao sistema nervoso central e à tireoide. O metil-Hg, uma das formas do mercúrio, é a mais tóxica aos organismos superiores, se acumulando no sistema nervoso central, causando disfunção neural e paralisia.

Veja aqui a nota oficial da Anvisa.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags