Atenção para os riscos da angioplastia nos nonagenários!

Em novo estudo, publicado no JACC, pesquisadores analisaram as tendências temporais e as complicações da intervenção coronária percutânea em nonagenários.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Com o aumento da vida humana, cada vez mais idosos passam por angioplastias coronarianas. Em novo estudo, publicado no Journal of the American College of Cardiology, pesquisadores analisaram as tendências temporais e as complicações da intervenção coronária percutânea em nonagenários.

Para a análise, os autores avaliaram os desfechos de todos os veteranos que realizaram angioplastia, cujos dados foram registrados no programa de Avaliação Clínica, Relatórios e Rastreamento de Veteranos americano, de 2005 a 2014. Tendências temporais da angioplastia, ocorrência de complicações em laboratório e mortalidade em 30 dias e 1 ano foram avaliadas em nonagenários versus pacientes mais jovens.

Entre um total de 67.148 veteranos analisados, 274 (0,4%) eram nonagenários. Essa proporção aumentou de 0,25% em 2008 para 0,58% em 2014. Os nonagenários foram mais propensos a realizar angioplastia para infarto agudo do miocárdio com ou sem supra do segmento ST, e estavam em maior risco de choque pós-procedimento (0,73 % versus 0,12%; p = 0,04), e mortalidade em 30 dias (10,6% vs. 1,4%; p <0,0001).

Veja também: ‘Critério de uso apropriado: quantas angioplastias coronárias são evitáveis ou mal indicadas?’

O risco ajustado de mortalidade aos 30 dias (odds ratio, 2,14, intervalo de confiança [IC] de 95%, 1,42-3,22) e 1 ano (16,3% vs. 4,2%; p <0,0001, odds ratio ajustado, 1,82; IC 95%, 1,27-2,62) foram maiores entre os nonagenários.

Pelos resultados, os pesquisadores alertam que os nonagenários constituem uma coorte crescente de pacientes submetidos à intervenções coronárias percutâneas e estão em maior risco de complicações e mortalidade.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Temporal Trends, Complications, and Predictors of Outcomes Among Nonagenarians Undergoing Percutaneous Coronary Intervention: Insights From the Veterans Affairs Clinical Assessment, Reporting, and Tracking Program. JACC Cardiovasc Interv 2017;10:1295-1303.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades