Bactéria resistente a poderoso antibiótico é encontrada no Brasil

O gene mcr-1, responsável por causar resistência a uma gama de antibióticos utilizados no tratamento de infecções bacterianas, foi identificado no Brasil.

250-BANNER5O gene mcr-1, responsável por causar resistência a uma gama de antibióticos utilizados no tratamento de infecções bacterianas, foi identificado no Brasil pela primeira vez. O gene foi descoberto na China e já havia sido encontrado em países da África, Europa e Ásia.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo identificaram o gene em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção. Eles também encontram o primeiro caso de infecção em pessoas no país, por uma cepa da bactéria portadora do gene e resistente a Colistina (polimixina E).

A aparição do gene mcr-1 é preocupante, pois pode contribuir para o surgimento de bactérias totalmente resistentes aos antibióticos, afirmam os pesquisadores. No pior cenário, o Brasil corre o risco de regressar a era pré-antibiótica, quando doenças comuns, como infecção urinária, levavam ao óbito.

Veja também: Novo antibiótico pode decretar o fim das superbactérias resistentes

O gene mcr-1

Em 2015, pesquisadores chineses identificaram um novo gene, o mcr-1, resistente contra polimixina E e polimixina B. Eles também descobriram que o gene pode ser facilmente transferido de uma espécie de bactéria para outra, por meio de plasmídeos e fragmentos de DNA extracromossômicos.

De acordo com os pesquisadores, a principal suspeita do surgimento e propagação do gente é o uso exagerado de Colistina na agropecuária, como promotora de crescimento. Cepas bacterianas portadoras do mcr-1 foram encontradas em animais de produção e humanos, indicando que a disseminação começa no uso do antibiótico na alimentação dos animais, depois para os alimentos derivados e, por fim, para o ambiente.

500x120

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.