Carne vermelha ligada a risco de Insuficiência Renal

Um estudo feito com mais de 60 mil adultos indica que comer carne vermelha aumenta o risco para a doença renal e, eventualmente, insuficiência renal.

250-BANNER5Um estudo feito em Cingapura com mais de 60 mil adultos indica que comer carne vermelha aumenta o risco para a doença renal e, eventualmente, insuficiência renal. Os pesquisadores também descobriram que substituir carne vermelha por outras proteínas – frango, peixe, ovos ou fontes vegetais – pode reduzir drasticamente esse risco.

As diretrizes atuais recomendam restringir a ingestão de proteína na dieta de pacientes com doença renal crônica avançada, para ajudar a reduzir os sintomas e a progressão da doença. No entanto, não se sabe se a proteína (carne, em particular) contribui para o risco de desenvolver doença renal.

Os pesquisadores examinaram dados de mais de 60 mil adultos que vivem em Cingapura e participaram de um estudo de saúde a longo prazo. Eles agruparam os participantes de acordo com a quantidade de proteína ingerida e, após 15 anos de acompanhamento, descobriram que cerca de mil pessoas haviam desenvolvido insuficiência renal. Os participantes que comeram maiores quantidades de carne vermelha tinham cerca de 40% mais risco de desenvolver insuficiência renal, em comparação com pessoas que consumiram menores quantidades de carne.

No entanto, os cientistas não encontraram qualquer associação entre a saúde renal e ingestão de aves, peixes, ovos, produtos lácteos ou legumes. Na verdade, eles calcularam que substituir carne vermelha por outra fonte de proteína reduziu o risco de insuficiência renal em até 62%.

Médicos acreditam que o dano renal se deve ao fato de que os rins são responsáveis por remover o ácido adicional consumido a partir da proteína da carne, portanto, cria uma maior carga de trabalho para os rins.

500x120

Os pesquisadores alertam que não é necessário evitar a carne vermelha completamente, mas os estudos indicam que é melhor não fazer da carne o único item da dieta nas refeições ou como a principal fonte de proteína.

O estudo ainda não comprova que carne vermelha causa doença renal, mas os autores seguem investigando para confirmar os resultados e investigar como as substâncias químicas presentes na proteína podem agravar a progressão da doença renal crônica.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.