Chegou a hora de aposentar o Rx pós-punção?

Com o crescente uso do ultrassom para guiar punções, a taxa de complicações tem caído e novos estudos questionam se é mesmo necessário radiografar.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A radiografia após punção venosa profunda é considerada indispensável e tem dois objetivos principais:

  1. Confirmar posicionamento do cateter, idealmente na entrada da cava superior no átrio direito.
  2. Avaliar complicações, notadamente pneumotórax (PTX), mas eventualmente hemotórax.

Contudo, com o crescente uso do ultrassom para guiar punções, a taxa de complicações, em especial o PTX, tem caído progressivamente, e novos estudos questionam se é mesmo necessário radiografar todos os pacientes. É bom lembrar que o exame envolve custos e radiação, os quais, mesmo sendo baixos, são grandes quando vistos acumulados.

Em um estudo na Chest, pesquisadores da Inglaterra e Canadá avaliaram retrospectivamente pacientes que inseriram cateteres venosos profundos superiores em cirurgias tanto eletivas quando urgência, sempre guiados por US, a fim de estudar o percentual de complicações. Foram incluídos 6875 pacientes e os resultados mostraram:

  • PTX em 0,33%, sendo o maior risco a punção da subclávia esquerda (1,71%). A maior parte dos casos não teve repercussão hemodinâmica.
  • Mau-posicionamento em 1,51%, sendo a chance maior na punção da jugular interna esquerda (3,86%). Em nenhum paciente foi necessária nova punção para reposicionamento.

Por outro lado, o custo do Rx foi alto, cerca de 180 mil dólares ao ano nos hospitais e estimado em meio a 1 bilhão nos EUA!!!

Desse modo, os autores sugerem que a radiografia não seja feita de rotina após punções guiadas por US e ainda pedem a inclusão desse item como um novo “choosing wisely”! O Rx ficaria apenas para os pacientes com descompensação respiratória, hemodinâmica ou mau-funcionamento do cateter.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Is Routine Chest X-Ray After Ultrasound-Guided Central Venous Catheter Insertion Choosing Wisely? Chui, Jason et al. CHEST , Volume 154 , Issue 1 , 148 – 156

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades