Colesterol alto menor risco de diabetes?

O interesse da comunidade científica vem aumentando nos últimos anos sobre a correlação entre os níveis de colesterol LDL e diabetes tipo 2.

O interesse da comunidade científica vem aumentando nos últimos anos sobre a correlação entre os níveis de colesterol LDL e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Este interesse surgiu a partir de resultados de estudos que demonstraram que a terapia com estatina aumentaria, de maneira moderada, o risco do diabetes.

500x120-rosa

A investigação entre a associação do LDL e o risco tanto para diabetes quanto para doença arterial coronariana (DAC), baseou-se em um estudo com randomização Mendeliana (RM), o qual utilizou variantes genéticas como intermediários para consequências de exposições ambientais.

Estudos randomizados e controlados são o padrão ouro para pesquisas clínicas, porém estudos de RM poderiam remover a causalidade reversa e confusão de estudos observacionais e o peso para fatores de risco ao longo da vida.

Analisando a associação com DAC os pesquisadores descobriram, o que já tratava-se de hipótese forte, que o altos índices de LDL estão associados ao aumento do risco de DAC (a cada 1 desvio padrão (DP) aumenta-se o OR:1.68). Este risco também foi associado ao aumento de triglicerídeos, onde o OR por 1 DP foi de 1.28.

banner250x250

Mais sobre diabetes:

– Pesquisadores associam diabetes a mais um risco; saiba qual
– Um novo horizonte para o tratamento do diabetes e o risco cardiovascular
– Diabetes Tipo 2: Os 13 Princípios do Tratamento

O resultado surpreende veio associado ao risco de diabetes. A análise do três tipos de lipídios, LDL, HDL e triglicerídeos, apontou que a elevação dos mesmos está associada a um menor risco de diabetes tipo 2. A cada desvio padrão do LDL e HDL , o OR para diabetes foi de 0.79 e 0.83, respectivamente. Com resultados inconsistentes para triglicerídeos.

Além dos dados apresentados, ainda não podemos assumir que o uso de terapia farmacológica para redução de colesterol estaria diretamente associado ao risco de diabetes. O controle dos níveis de colesterol já comprovou em diversos estudos os benefícios relacionados a prevenção de DAC e outras doenças arteriais.

Existem porém uma luz amarela para esta análise, e que nos faz perceber a relação entre o uso de medicamentos, muitas vezes dogmatizados, para tratamento de algumas doenças e suas consequências para o desenvolvimento de outras. São necessários outros estudos controlados e randomizados, para determinar a relação apresentada com cada tipo de lipídio e cada classe de medicamento anti-lipemiante.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

bruno-lagoeiro

Referências:

  • White J et al. Association of lipid fractions with risks for coronary artery disease and diabetes. JAMA Cardiol 2016 Aug 3;

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.