Como a depressão refratária e os distúrbios metabólicos estão relacionados?

Pacientes com depressão severa e refratária tem distúrbios metabólicos que, uma vez tratados, aliviam os sintomas depressivos a longo prazo.

Um novo estudo publicado na revista American Journal of Psychiatry sugere que uma grande proporção de pacientes com depressão severa e refratária tem distúrbios metabólicos que, uma vez tratados, aliviam os sintomas depressivos a longo prazo.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores realizaram uma avaliação metabólica segmentada de 33 pacientes adolescentes e adultos jovens (de 14 a 40 anos) com história de depressão refratária (pelo menos três tratamentos com medicação máxima e de duração adequada) e 16 voluntários saudáveis. Plasma, urina e o perfil metabólico do líquido cefalorraquidiano (LCR) foram analisados.

Distúrbios metabólicos do LCR foram identificadas em 21 dos 33 participantes com depressão refratária e em nenhum dos voluntários saudáveis. A deficiência de folato cerebral (n = 12) foi mais comum, com níveis normais de folato sérico e baixos de 5-metiltetrahidrofolato (5-MTHF).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre os 12 pacientes com essa deficiência, 10 apresentaram melhora após tratamento com ácido folínico (1-2 mg/kg/dia), por pelo menos 6 semanas (intervalo, 6-79 semanas), enquanto continuavam seus regimes de tratamento pré-avaliação. Os escores médios da Escala de Depressão de Beck (BDI) nesses pacientes diminuíram de 30,6 para 11,0 (p <0,02).

Outros estudos também relacionaram as mudanças na regulação da via foliar com a depressão, e especularam que tais alterações desempenham um papel importante na resposta ao tratamento.

Referências:

  • Neurometabolic Disorders: Potentially Treatable Abnormalities in Patients With Treatment-Refractory Depression and Suicidal Behavior.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.