Como tratar episódios de Mania em idosos?

Pesquisadores realizaram uma meta-análise para comparar a eficácia e tolerabilidade do lítio e do divalproex no tratamento de episódio de mania em idosos com transtorno bipolar.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo publicado no American Journal Of Psychiatry, pesquisadores realizaram uma meta-análise para comparar a eficácia e tolerabilidade do lítio e do divalproex (ácido valpróico/valproato) no tratamento de episódios de mania em pacientes idosos com transtorno bipolar.

Para o estudo, foram selecionados 224 pacientes internados e ambulatoriais de 60 anos ou mais com transtorno bipolar I, que apresentaram episódios de mania, hipomania ou misto. Os participantes foram randomizados para tratamento com lítio (concentração sérica alvo: 0,80-0,99 mEq/L) ou divalproex (concentração sérica de valproato alvo: 80 – 99 μg/mL) durante 9 semanas.

As taxas de abandono foram semelhantes para o lítio e o divalproex (14% e 18% na semana 3, e 51% e 44% na semana 9, respectivamente). Os grupos não diferiram significativamente na tolerabilidade (incluindo sonolência e sedação).

Você sabia? ‘Lítio na água pode proteger contra demência!’

Após o dia 28, em comparação com o grupo tratado com lítio, o dobro de pacientes que receberam divalproex precisaram iniciar também lorazepam diário (20% vs. 10%); < 20% exigiram risperidona adjuvante após o dia 21.

Os dois tratamentos foram substancialmente eficazes para a mania e tiveram respostas e taxas de remissão semelhantes, no entanto, o lítio reduziu de forma mais efetiva os sintomas, com um tamanho de efeito médio. Os resultados foram semelhantes em análises exploratórias em pacientes com idade > 70 ou com episódios mistos.

Com base nesses achados, os pesquisadores concluíram que tanto o lítio quanto o divalproex foram adequadamente toleráveis e eficazes, mas o lítio foi associado a uma maior redução nos escores de mania ao longo de 9 semanas.

Veja também: ‘Lítio versus valproato na prevenção de suicídio’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • GERI-BD: A Randomized Double-Blind Controlled Trial of Lithium and Divalproex in the Treatment of Mania in Older Patients With Bipolar Disorder. Published online: August 04, 2017 | https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2017.15050657

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades