Página Principal > Nutrologia > Dieta vegetariana é eficaz no controle do diabetes?
dieta vegetariana

Dieta vegetariana é eficaz no controle do diabetes?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Em um novo artigo do periódico Clinical Nutrition, publicado em julho, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados para resumir as evidências para o efeito da dieta vegetariana no controle glicêmico e outros fatores de risco cardiometabólicos em indivíduos com diabetes.

As bases utilizadas no artigo em questão foram MEDLINE, EMBASE e Cochrane. O desfecho primário foi hemoglobina glicada; os secundários incluíram outros marcadores de controle glicêmico, lipídios, peso corporal/adiposidade e pressão arterial.

LEIA MAIS: Dieta baseada em jejum pode ser o novo tratamento para diabetes

DIABETES E A DIETA VEGETARIANA

No total, nove ensaios com 664 participantes preencheram os critérios de elegibilidade (ensaios clínicos randomizados controlados ≥ 3 semanas). Padrões dietéticos vegetarianos reduziram significativamente a hemoglobina glicada (diferença média = -0,29% [IC 95%: -0,45 a -0,12%]), a glicemia em jejum (-0,56 mmol/L [-0,99 a -0,13 mmol/L] ), o colesterol LDL (-0,12 mmol/L [-0,20 a -0,04 mmol/L]), o colesterol não-HDL (-0,13 mmol/L [-0,26 a −0,01 mmol/L]), o peso corporal (−2,15 kg [−2,95 a −1,34 kg]), o IMC (−0,74 kg/m² [−1,09 a −0,39 kg/m²]) e a circunferência da cintura (−2,86 cm [−3,76 a −1,96 cm]).

Não houve efeito significativo sobre a insulina em jejum, o colesterol HDL, os triglicerídeos ou a pressão arterial. A certeza geral da evidência foi moderada, mas foi baixa para insulina em jejum, triglicerídeos e circunferência da cintura.

Em resumo, padrões alimentares vegetarianos melhoraram:

  1. Controle glicêmico
  2. LDL-C
  3. não-HDL-C
  4. Peso corporal / adiposidade

Para os pesquisadores, esses achados apoiam a inclusão de uma dieta vegetariana no controle do diabetes.

LEIA MAIS: A polêmica dieta low carb em pacientes diabetes tipo 1

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Viguiliouk, Effie et al. Effect of vegetarian dietary patterns on cardiometabolic risk factors in diabetes: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. DOI: https://doi.org/10.1016/j.clnu.2018.05.032

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.