DMARDS ajudam a reduzir risco de demência em pacientes com artrite reumatoide

Estudos já confirmaram a segurança dos DMARDS no manejo de pacientes com artrite reumatoide, mas seu efeito sobre a demência é desconhecido.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Diversos estudos já confirmaram a segurança dos medicamentos modificadores do curso da doença (em inglês, Disease Modifying Antirheumatic Drugs – DMARDS) no manejo de pacientes com artrite reumatoide, mas seu efeito sobre a demência ainda é desconhecido. Um artigo da Alzheimer’s & Dementia investigou essa questão.

Para o estudo, pesquisadores utilizaram o banco de dados Ratal Clinical Practice Research Datalink para identificar diagnósticos de artrite reumatoide em pessoas com mais de 18 anos de 1995 a 2011. Entre esses indivíduos, 3.876 utilizavam DMARDS, que foram comparados a 1.938 controles.

medicamentos

DMARDS ajudam a reduzir risco de demência? – Resultados

Os resultados mostraram que os usuários de DMARDS estavam em risco reduzido de desenvolver demência (hazard ratio [HR] = 0,60; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,42 a 0,85). Esse efeito foi mais forte nos indivíduos que utilizavam metotrexato (HR = 0,52; IC de 95%: 0,34 a 0,82).

Para os autores, o próximo passo é replicar esse efeito em um ensaio clínico para assim fornecer, possivelmente, um importante tratamento farmacológico.

Leia o estudo na íntegra nesse link.

Leia mais: ‘Vitamina D tem relação com o desenvolvimento da demência?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades