DPOC: terapia guiada por procalcitonina é eficaz em doentes com graves exacerbações?

Um grupo comparou a eficácia de uma estratégia de antibióticos guiado por procalcitonina e da terapia convencional em pacientes com exacerbações do DPOC.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo recente do periódico Intensive Care Medicine, um grupo de pesquisadores comparou a eficácia de uma estratégia de antibióticos guiada por procalcitonina (PCT) e da terapia convencional em pacientes com graves exacerbações do DPOC.

Para esse estudo multicêntrico e randomizado, conduzido na França, pesquisadores distribuíram aleatoriamente 302 indivíduos, admitidos em 11 unidades de terapia intensiva, com graves exacerbações do DPOC, em dois grupos:

  1. Terapia de 5 dias guiada por PCT com valores de corte pré-definidos para o início ou parada de antibióticos (grupo PCT). Os participantes tiveram seus níveis de PCT medidos cinco vezes (no começo do estudo, 6 horas e nos dias 1, 3 e 5); médicos foram orientados a descontinuar os antibióticos se os níveis de PCT fossem de < 0,1 µg / L.
  2. Tratamento padrão indicado pelas diretrizes atuais (grupo controle).

O desfecho primário foi a mortalidade em 3 meses.

administracao de antibioticos

Procalcitonina nas graves exacerbações do DPOC

Dentro do período de 3 meses de internação, 30 pacientes (20%) no grupo PCT e 21 (14%) no grupo controle morreram (diferença ajustada, 6,6%; IC de 90%: – 0,3 a 13,5%). Entre os participantes que não estavam em antibioticoterapia no baseline (n = 119), o tratamento guiado por PCT aumentou significativamente a mortalidade em 3 meses [31% vs 12%; p = 0,015].

A duração da exposição aos antibióticos foi semelhante entre ambos os grupos tanto na UTI (5,2 ± 6,5 dias no PCT vs 5,4 ± 4,4 dias no controle; p = 0,85) quanto no hospital (7,9 ± 8 dias no PCT vs 7,7 ± 5,7 dias no controle; p = 0,75).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o tratamento guiado pela procalcitonina demonstrou inferioridade em relação à mortalidade em 3 meses e não reduziu a exposição a antibióticos em em pacientes com graves exacerbações do DPOC.

Presença de eosinófilos no escarro pode predizer DPOC mais grave?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Daubin C et al. Procalcitonin algorithm to guide initial antibiotic therapy in acute exacerbations of COPD admitted to the ICU: A randomized multicenter study. Intensive Care Med 2018 Apr 16 || https://doi.org/10.1007/s00134-018-5141-9

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades