Empresas juniores de medicina: o futuro do empreendedorismo na saúde

Denominados a “primeira geração de empreendedores da saúde digital”, os acadêmicos de medicina estão cada vez mais engajados em temas como empreendedorismo, gestão e liderança, estimulados pelo crescente número de startups formadas por médicos e profissionais da área da saúde.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Denominados a “primeira geração de empreendedores da saúde digital”, os acadêmicos de medicina estão cada vez mais engajados em temas como empreendedorismo, gestão e liderança, estimulados pelo crescente número de startups formadas por médicos e profissionais da área da saúde. O inconformismo acerca do ensino voltado exclusivamente à assistência médica tradicional criou uma geração formada por alunos que buscam na prática a real definição de empreendedorismo que, de acordo com a Endeavor, é “a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo”.

A busca por soluções às dificuldades econômicas presentes em centros de educação e saúde têm impulsionado a criação de movimentos que compartilham o apoio à formação de médicos capazes de gerir a própria carreira e os Sistemas de Saúde. O tema é cada vez mais comentado em congressos e discussões científicas e inicia-se uma revolução do ensino da medicina, com noções de empreendedorismo e gestão discutidas dentro de sala de aula.

Com o objetivo de liderar a formação de médicos empreendedores, capacitados em gestão em saúde, foi criada a Medic Júnior Consultoria em Saúde, uma iniciativa de estudantes de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. A empresa júnior é pioneira na área da saúde em Minas Gerais, e uma das primeiras associações voltadas ao empreendedorismo na medicina no mundo, orientados por profissionais médicos, administradores de empresas e advogados, especialistas em levar inovação à carreira médica.

A pergunta mais escutada pelos membros da Medic Júnior é “o que faz uma empresa júnior de medicina?”, já que o Movimento Empresa Júnior chegou no Brasil em 1988 e ainda não era realidade a introdução de estudantes de medicina no cenário empreendedor brasileiro. Poucas iniciativas foram realizadas e atualmente existem apenas duas empresas juniores de medicina devidamente registradas no Brasil, dentre elas a Medic Júnior Consultoria em Saúde, com o recém-criado CNPJ, que possibilita a realização de projetos em clínicas e hospitais.

Como a oferta de produtos voltados ao meio médico é extremamente escassa, uma empresa júnior de medicina tem uma gama enorme de produtos para ofertar, desde consultorias em gestão em saúde e produção de materiais sobre empreendedorismo e carreira médica, como realizados pela Medic Júnior, até a realização de curso e eventos para a área médico-acadêmica.

Em parceria com a Jaleko Acadêmicos, a Medic Júnior produz material sobre noções de empreendedorismo e gestão em saúde e carreira médica, para ajudar alunos da área da saúde a criarem o melhor caminho depois de formados, segundo cada perfil. Segundo Rafael Kenji, diretor presidente da Medic Júnior, “pensar em empreendedorismo assusta os médicos tradicionalistas, que se preocupam apenas com o conhecimento técnico e esquecem que por trás de todo atendimento existe uma rede de informações que garante a qualidade do serviço e o gerenciamento racional dos custos em saúde”. Ainda segundo o presidente, a criação de empresas juniores de medicina possibilita ao acadêmico uma proximidade antecipada com o real cenário da saúde no Brasil, contribuindo para a melhora da qualidade do atendimento e a formação de médicos que serão capazes de gerir não só a própria carreira, mas a saúde pública e privada, impactando diretamente toda a gestão do cuidado.

Os diretores da Medic Júnior Constultoria em Saúde estão em constante contato com o Movimento Empresa Júnior e estão dispostos a auxiliar qualquer iniciativa de formação de uma empresa júnior em medicina, com relatos de movimentos surgindo em diversas partes do mundo, como nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Sul do Brasil, além de Estados Unidos e Moçambique, com participação ativa da Medic Júnior no auxílio aos interessados.

Por fim, acredita-se que o apoio a estudantes que buscam “pensar fora da caixa”, como diz o lema da Medic Júnior, gera um impacto extremamente positivo na formação dos grandes líderes da medicina em nosso país, revolucionando o cenário médico assistencial.

5 dicas para começar a empreender na Medicina

*Artigo escrito pela equipe do Medic Júnior Consultoria em Saúde

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags