Pacientes com psoríase em 10% ou mais do corpo têm duas vezes mais chances de morrer

Segundo um novo artigo, quanto maior for a área de abrangência da psoríase na superfície corporal, maior será o risco de mortalidade para o paciente.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Segundo um novo artigo publicado no Journal of Investigative Dermatology, quanto maior for a área de abrangência da psoríase na superfície corporal, maior será o risco de mortalidade para o paciente.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram 8.760 pacientes que tiveram psoríase e 87.600 indivíduos sem história da doença, através de uma base de dados do Reino Unido. A área de superfície corporal afetada pela psoríase e o número de mortes em cada grupo por pessoa-ano foram alguns dos dados avaliados.

Veja também: ‘Psoríase – qual tratamento é mais eficaz?’

Em um período de follow-up de aproximadamente 4 anos, uma média de 6,39 óbitos por 1000 pessoas-ano foi registrada em pacientes com psoríase em mais de 10% da superfície corporal, em comparação com 3,24 mortes em pacientes sem psoríase.

Após ajustes para outros fatores demográficos, pacientes que tiveram psoríase em mais de 10% da superfície corporal apresentaram 1,79 vezes mais probabilidade de morrer. O risco persistiu mesmo após controle de outros fatores de risco, como tabagismo, obesidade e outras condições médicas importantes.

Pelos resultados, os pesquisadores sugerem que mais pesquisas sejam realizadas para entender melhor as causas específicas da morte em pacientes com psoríase extensa e para analisar se e como o tratamento pode afetar o risco.

E mais: ‘As 5 doenças dermatológicas que todo clínico deve conhecer’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

  • Noe MH, et al “Objective measures of psoriasis severity predict mortality: A prospective population-based cohort study” J Invest Dermatol 2017; DOI:10.1016/j.jid.2017.07.841.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags