HIV: pela primeira vez cientistas eliminam o vírus em animais vivos

Mais um grupo de pesquisadores está tendo resultados positivos na luta contra o HIV. A eliminação do vírus foi completa em um experimento com animais vivos.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Mais um grupo de pesquisadores está tendo resultados positivos na luta contra o HIV. Dessa vez, a eliminação do vírus foi completa, em um experimento com animais vivos. Realizada por cientistas da Temple Universtity, Filadélfia, em parceria com a University of Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos, a pesquisa utilizou a técnica de edição de DNA, conhecida como CRISPR/Cas9.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Os pesquisadores fizeram o experimento em camundongos, que receberam células humanas infectadas com HIV. Eles partiram do estudo de prova de conceito publicado em 2016, onde foram utilizados modelos transgênicos de ratos e camundongos com DNA de HIV-1 incorporados no genoma dos tecidos animais. Na publicação, foi demonstrado que os fragmentos contaminados com o vírus poderiam ser eliminados.

Desde o estudo até o experimento, os cientistas melhoraram a estratégia, utilizando a edição de DNA, e procuraram ter uma maior abrangência. Dois outros tipos de roedores também tiveram resultado eficaz, um representando infecção aguda em células de rato e o outro representando infecção crônica ou latente em células humanas.

O próximo passo é fazer testes em primatas, já que seu organismo, quando infectado pelo vírus, induz à doença. O objetivo é demonstrar a eliminação em células T latentemente infectadas e outros locais de incubação para o HIV-1, incluindo células cerebrais. Após os resultados desta etapa, espera-se poder fazer ensaios clínicos utilizando a técnica em humanos.

Veja também: ‘Crianças com HIV podem ser a chave para cura’

A coordenação do trabalho é de Wenhui H., professor do Departamento de Patologia da Lewis Katz School of Medicina (LKSOM da Temple University); Laura H. Carnell, professora e presidente do Departamento de Neurociências, diretora do Centro de Neurovirologia e diretora do Centro Compreensivo de NeuroAIDS da LKSOM; e dos PhDs Won-Bin Young e Kamel Khalili.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags