Incidentaloma esplênico: quando investigar?

Ocasionalmente, uma massa esplênica pode ser encontrada incidentalmente durante uma TC abdominal. Essas massas devem ser investigadas?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Ocasionalmente, uma massa esplênica pode ser encontrada incidentalmente durante uma tomografia computadorizada (TC) abdominal. Essas massas devem ser investigadas? Um estudo da revista Radiology investigou a frequência com que um incidentaloma esplênico pode ser maligno.

Para isso, pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo de 379 pacientes (idade média: 59.3 anos; 56,5% do sexo feminino) que apresentaram massas esplênicas na TC abdominal durante um período de 7 anos e tiveram um follow-up suficiente para concluir com segurança se as massas eram benignas ou malignas.

Os participantes foram divididos em três grupos:

  • Grupo 1: pacientes com história de malignidade (n = 145);
  • Grupo 2: pacientes com sintomas como perda de peso, febre ou dor relacionada ao quadrante superior esquerdo do abdômen e ao epigástrio  (n = 29);
  • Grupo 3: pacientes com achados incidentais (n = 205).

Tire suas dúvidas médicas de forma prática na hora da tomada de decisão. Baixe o Whitebook.

tc abdominal

Incidentaloma esplênico devem ser investigados?

A incidência de massas esplênicas malignas foi de 33,8% no grupo 1 (a maioria dos pacientes com metástases tinha envolvimento óbvio de, pelo menos, dois outros órgãos), 27,6% no grupo 2 (oito desses pacientes foram diagnosticados com linfoma; seis apresentaram outras áreas de linfadenopatia) e 1% no grupo 3 (P <0,0001).

Especificamente, em relação ao grupo 3, apenas dois indivíduos (1%) foram diagnosticados com malignidade (um linfoma e um câncer de ovário) e ambos tiveram achados abdominais adicionais sugestivos de malignidade.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que, no incidentaloma esplênico, a probabilidade de malignidade é muito baixa, portanto, o acompanhamento pode não ser indicado.

Cisto de Baker: quando investigar mais profundamente?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades