Influenza 2018: o que precisamos saber

Já estamos durante a fase de campanha de vacinação contra influenza, indicada para: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais de saúde, população do sistema carcerário, etc.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com a chegada do outono, começamos a lidar com uma redução da temperatura e da umidade relativa do ar. Dessa forma, entramos no período de maior risco para doenças infecciosas que tipicamente acometem o trato respiratório, como gripes e resfriados. Já estamos durante a fase de campanha de vacinação contra influenza, indicada para: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais de saúde, população do sistema carcerário, etc. Esses grupos chegam a representar quase 25% da população do país.

Expectativas

Nossas dificuldades envolvem os subtipos de vírus e a cobertura vacinal. Por quê? No início do ano, no hemisfério norte, tivemos muitos casos de H3N2 e a vacina para este subtipo é de difícil desenvolvimento em parte por mutações pontuais. Além disso, para este subtipo, os quadros parecem ter sido mais graves com maior necessidade de hospitalização e maior número de óbitos, sobretudo na população mais sujeita a isso: idosos e portadores de doenças crônicas.

Influenza: CDC atualiza normas de prevenção não-farmacológica

Brasil

Tivemos casos de H1N1 em Goiás e outras cidades do Centro-Oeste. No Sudeste, o H3N2 parece ser predominante. As vacinas que estão sendo aplicadas aqui no Brasil parecem ser mais eficazes na cobertura do H3N2 do que a que foi aplicada nos EUA e Europa antes do inverno há cerca de 6 meses. A vacina também parece ser bem eficaz contra o H1N1.

É importante lembrar que quando se trata de influenza, é importante estar muito atento. Principalmente se olharmos para os últimos 10 anos, o comportamento do vírus e suas epidemias/pandemias podem nos surpreender.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Referências:

  • Boletim SBI abril 2018 – editorial por Sérgio Cimerman (pág 1) e Nancy Bellei (pág 13);

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags