Laticínios causam acne? Mitos e verdades

O papel dos laticínios no desenvolvimento de acne ainda é controverso, mas é uma questão frequente entre os pacientes com a doença.

A acne é uma das queixas dermatológicas mais comuns, e gera grande repercussão na autoestima dos pacientes, com aumento do risco de isolamento social, ansiedade e depressão. É uma doença multifatorial: fatores genéticos, metabólicos, hormonais e ambientais estão envolvidos. Dessa forma, além do tratamento farmacológico usual, vários estudos têm investigado o papel da nutrição na patogênese da doença.

Leia também: Acne: aprenda a identificar e tratar a condição dermatológica

O efeito do consumo de laticínios na acne é um tema altamente controverso. Muitos estudos sugerem uma associação positiva entre a ingestão de leite e o risco de acne, devido à sua capacidade de promover aumento dos níveis de fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF1), que estimula a síntese de andrógenos, proliferação celular, inflamação e produção de sebo.

Laticínios causam acne? Mitos e verdades

Leite e acne

O poder acnegênico do leite parece estar mais associado ao seu conteúdo em componentes hormonais e moléculas bioativas (esteroides, a-lactalbumina, hormônios estimuladores de fatores de crescimento, IGF-1) do que ao seu conteúdo de gordura (ácidos graxos e colesterol). Alguns estudos mostram a ocorrência (e até mesmo associação mais forte) de acne em consumidores de leite desnatado em comparação ao leite integral. Mesmo com esses dados, ainda é muito controverso se o efeito agravante da acne tem relação com o tipo de leite (integral, semidesnatado ou desnatado).

Saiba mais: Acne: Opções terapêuticas

A quantidade de leite ingerido também parece estar relacionada com o agravamento da dermatose, especialmente se a frequência é superior a três vezes na semana. Mesmo com esses dados, mais estudos são necessários antes de adotar dietas restritivas a laticínios em pacientes com acne.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Conforti C, et al. Acne and diet: a review. Int J Dermatol. 2022 Aug;61(8):930-934.
  • Dai R, et al. The effect of milk consumption on acne: a meta-analysis of observational studies. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2018 Dec;32(12):2244-2253.
  • Dall'Oglio F, et al. Diet and acne: review of the evidence from 2009 to 2020. Int J Dermatol . 2021 Jun;60(6):672-685. DOI: 10.1111/ijd.15390
  • Baldwin H, Tan J. Effects of Diet on Acne and Its Response to Treatment. Am J Clin Dermatol . 2021 Jan;22(1):55-65. DOI: 10.1111/ijd.15390.
  • Juhl CR, et al. Lactase Persistence, Milk Intake, and Adult Acne: A Mendelian Randomization Study of 20,416 Danish Adults. Nutrients. 2018 Aug 8;10(8):1041. DOI: 10.3390/nu10081041

Especialidades