Metformina é a droga para diabetes tipo 2 com pior adesão

Em novo artigo publicado no jornal Diabetes, Obesity and Metabolism, pesquisadores compararam a adesão ou persistência a medicamentos para diabetes tipo 2 (DM2).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A aderência ao tratamento é um dos grandes desafios no diabetes e em diversas outras doenças crônicas. Em novo artigo publicado no jornal Diabetes, Obesity and Metabolism, pesquisadores compararam a adesão ou persistência a medicamentos para diabetes tipo 2 (DM2).

Para esse estudo, pesquisadores utilizaram as bases do MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, Register of Controlled Trials, PsychINFO e CINAHL para buscar estudos observacionais e de intervenção comparando a aderência ao tratamento para DM2, chegando a um total de 48 estudos.

Os resultados mostraram que:

– Em comparação com a metformina, a adesão foi melhor para sulfonilureias (5 estudos; diferença média de 10,6%; IC de 95%: 6,5 a 14,7) e tiazolidinedionas (6 estudos; diferença média de 11,3%; IC de 95%: 2,7% a 20%).

– A adesão a tiazolidinedionas foi melhor do que a adesão a sulfonilureias (5 estudos; diferença média de 1,5%; IC de 95%: 0,1 a 2,9).

– Os inibidores da dipeptidil peptidase 4 (IDPP4), também chamados de gliptinas, apresentaram melhor aderência do que as sulfonilureias e tiazolidinedionas.

– Os agonistas do receptor de peptídeo-1 semelhante a glucagon apresentaram maiores taxas de descontinuação do que as insulinas análogas de ação prolongada (6 estudos; OR = 1,95; IC de 95%: 1,17 a 3,27).

– As insulinas análogas de ação prolongada apresentaram maior persistência do que as insulinas humanas (5 estudos, diferença média de 43,1 dias; IC de 95%: 22 a 64,2).

Os autores destacam que os métodos utilizados para definir a aderência e a persistência eram altamente variáveis.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • McGovern A, Tippu Z, Hinton W, Munro N, Whyte M, de Lusignan S. Comparison of medication adherence and persistence in type 2 diabetes: A systematic review and meta-analysis. Diabetes Obes Metab. 2017;1–4. https://doi.org/10.1111/dom.13160

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades