Mulheres com mialgias de estatina apresentam baixos níveis de vitamina D?

Uma análise observacional retrospectiva foi realizada para determinar se existe associação entre intolerância à estatina e a deficiência de vitamina D.

Intolerância à estatina é muitas vezes devido a mialgias. A deficiência grave de vitamina D é caracterizada por dor musculoesquelética. Uma análise observacional retrospectiva foi realizada para determinar se existe associação entre intolerância à estatina e a deficiência de vitamina D.

Para isso, foram avaliadas 20 pacientes do sexo feminino com intolerância à estatina associada à mialgia prévia em um protocolo de dosagem de estatinas de dias alternados duas vezes por semana durante 4 semanas seguido de avanço para dose diária, conforme tolerado.

A média de idade da população analisada foi de 61 ± 13 anos e a média do índice de massa corporal (IMC) foi de 27 ± 7 kg/m2. A maioria das mulheres era caucasiana (n=17) e o restante afro-americana (n=3). Todas as mulheres tinham indicação de doença cardiovascular para estar realizando terapia com estatina.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

As mulheres que permaneceram em doses de estatina em dias alternados (n=16) em comparação com as mulheres em dose diária (n=4) apresentaram uma média de 25-hidroxivitamina D (usado para detectar deficiência de vitamina D) significativamente mais baixa (média 29 ± 11,23 vs. 47,5 ± 23,53 ng/ml; p=0,0307, respectivamente).

O estudo concluiu que as mulheres com mialgias de estatina e incapazes de tolerar a dose diária de estatinas apresentaram níveis de vitamina D significativamente mais baixos em comparação com as mulheres que conseguiram atingir a dosagem diária de estatinas. Mais evidências são necessárias para definir essa relação e descobrir os mecanismos de ação envolvidos na relação observada.

Veja também: ‘Reposição de vitamina D – para quem?’

Referências:

Minissian M, Agarwal M, Schufelt C, et al. Do women with statinrelated myalgias have low vitamin D levels? BMC Res Notes. 2015:8:449453.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags