NEJM: risco de transmissão urbana de Febre Amarela no Brasil

Já foram confirmadas mais de 230 infecções e 80 mortes no país, e centenas de casos adicionais ainda estão sob investigação.

Desde dezembro de 2016, o Brasil vem registrando inúmeros casos de Febre Amarela no país, com a maior parte das infecções ocorrendo em áreas rurais. Já foram confirmadas mais de 230 infecções e 80 mortes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, e centenas de casos adicionais ainda estão sob investigação. Esse número está bem acima do esperado para a época nessas áreas.

Atualmente, não existe nenhuma evidência de que a transmissão de pessoa para pessoa através do mosquito Aedes aegypti (transmissão urbana) tenha ocorrido. No entanto, o surto está afetando áreas próximas a grandes centros urbanos, onde a vacina contra a febre amarela não é rotineiramente administrada. Segundo análise do New England Journal of Medicine, esta proximidade levanta a preocupação de que, pela primeira vez em décadas, a transmissão urbana da febre amarela pode ocorrer no Brasil.

Veja também: ‘Febre Amarela – as recomendações do Ministério da Saúde’

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida por mosquitos. Febre, dor de cabeça, dores no corpo e de cabeça, cansaço, perda de apetite, fraqueza, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas iniciais apresentados. Nos casos graves, o paciente pode ter febre alta, icterícia (coloração amarelada), hemorragias e insuficiência renal.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

É uma doença de notificação imediata, já que a disseminação é rápida. Medidas de prevenção devem ser tomadas pelos governos, e a vacinação de pessoas moradoras de áreas de risco ou viajantes é essencial. Entre os meses de dezembro e maio, o risco de transmissão é maior, tanto devido às chuvas de verão, quanto pelo período de viagens de férias.

E mais: ‘Abordagem ao paciente com febre e mialgia’

Veja aqui a análise completa do NEJM sobre a Febre Amarela no Brasil.

Referências:

  • Yellow Fever — Once Again on the Radar Screen in the Americas. Catharine I. Paules, M.D., and Anthony S. Fauci, M.D. March 8, 2017DOI: 10.1056/NEJMp1702172

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades