Novas recomendações para antibioticoterapia no tratamento de pneumonia

Publicada no mês de julho, as novas diretrizes sobre o tratamento de pneumonia recomendam períodos mais curtos de antibioticoterapia.

Publicada pela Infectious Diseases Society of America e American Thoracic Society no mês de julho, as novas diretrizes sobre o tratamento de pneumonia recomendam períodos mais curtos de antibioticoterapia.

500x120-rosa

Veja mais: Estamos tratando pneumonia corretamente?

Essas diretrizes são destinadas para uso por profissionais de saúde que cuidam de pacientes com risco de pneumonia hospitalar e pneumonia associada à ventilação mecânica. Os principais pontos dessa atualização são:

  • Recomendação de que cada hospital gere antibiogramas para orientar os profissionais de saúde no que diz respeito à escolha de antibióticos.
  • Antibioticoterapia de curta duração para a maioria dos pacientes com pneumonia hospitalar e pneumonia associada à ventilação mecânica, independentemente da etiologia microbiana.
  • Uso de antibióticos de espectro restrito no lugar de substâncias de amplo espectro
  • Iniciar o tratamento com monoterapia, ao invés de já associar medicamentos
  • Uso dos níveis de procalcitonina para orientar a suspensão da antibioticoterapia, ao invés de se basear apenas nos critérios clínicos

Pneumonia hospitalar e a pneumonia associada à ventilação mecânica correspondem a 20% a 25% das infecções hospitalares. Cerca de 10% a 15% desses casos evoluem para óbito. Aproximadamente 1 a cada 10 pacientes em ventilação mecânica desenvolvem pneumonia associada à ventilação mecânica e 13% das infecções são fatais.

Não há evidências que períodos mais longos de antibioticoterapia tenham mais benefício que os esquemas de menor duração. O tratamento mais prolongado está associado a mais efeitos adversos, como diarreia, aumento dos custos médicos e do risco de resistência aos antimicrobianos.

Clique aqui para ver as recomendações sobre antibioticoterapia no tratamento de pneumonia.

banner

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.