O otimismo pode impactar nossa saúde?

Embora parte dos esforços para saúde seja na redução de fatores de risco, evidências têm ligado atributos psicológicos positivos a melhores resultados.

Embora a maior parte dos esforços para melhorar a saúde seja focado na redução de fatores de risco, evidências crescentes têm ligado atributos psicológicos positivos a melhores resultados. Entre eles, o otimismo está sendo associado à redução no risco de desenvolver doenças crônicas.

Em um novo estudo da Harvard T.H. Chan School of Public Health, pesquisadores avaliaram a associação entre otimismo e mortalidade por causa específica em mulheres, considerando as potenciais variáveis de confusão (características sociodemográficas, depressão, comportamentos e condições de saúde).

Foram utilizados dados prospectivos do estudo Nurses’ Health, com 70.021 participantes. O otimismo foi medido em 2004, usando uma escala de Likert de 5 pontos, na qual os entrevistados responderam o grau em que eles concordam com afirmações, como: “Em tempos de incerteza, eu costumo esperar o melhor.” As causas e taxas de mortalidade por causa específica foram avaliadas de 2006 a 2012.

Os resultados mostraram que um maior grau de otimismo estava associado a um menor risco de mortalidade. Após o ajuste para os fatores de confusão sociodemográficos, mulheres mais otimistas tinham um risco 30% menor ([HR: 0,71; IC de 95%: 0,66 – 0,76) de mortalidade por todas as causas.

Mulheres mais otimistas tinham um risco 16% menor de morrer de câncer; 38% menor risco de morrer de doença cardíaca; 39% menor risco de morrer de um AVC; 38% menor risco de morrer de doença respiratória; e 52% menor risco de morrer de infecção.

Já foi demonstrado em ensaios randomizados que o otimismo pode ser aprendido. Por isso, para os pesquisadores, as descobertas sugerem que os profissionais de saúde devem direcionar seus esforços para impulsionar o otimismo, que tem se mostrado associado a comportamentos e maneiras mais saudáveis de lidar com os desafios da vida.

E que melhor momento para começar a incentivar esse comportamento positivo do que o começo de um novo ano? Fale com seu paciente e cuide de você também. Nos últimos anos, os médicos têm sofrido cada vez mais pressão no dia a dia, gerando consequências graves. O otimismo é mais um caminho para uma vida mais saudável.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Optimism and Cause-Specific Mortality: A Prospective Cohort Study. Kim E Hagan K Grodstein F DeMeo D De Vivo I et. al. American Journal of Epidemiology, 2016 vol: 313 (15) pp: 1509-1510. DOI: 10.1093/aje/kww182

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.