Obesidade na juventude aumenta risco de câncer colorretal?

A obesidade já é associada com uma série de doenças graves como hipertensão, diabetes e doença coronariana, sendo o cuidado com o peso, portanto, uma peça fundamental para a saúde.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A obesidade já é associada com uma série de doenças graves e fatais como a hipertensão arterial, a diabetes mellitus e a doença coronariana, sendo o cuidado com o peso, portanto, uma peça fundamental para a saúde. Um estudo populacional recente mostrou uma associação preocupante com o câncer de cólon.

Neste estudo, uma análise populacional de quase dois milhões de homens e mulheres de origem judaica cujos dados clínicos do final da adolescência (entre 16 e 19 anos) estavam disponíveis, mostrou que os indivíduos que estavam obesos ou com sobrepeso nesta idade apresentavam um risco aumentado de desenvolverem uma neoplasia maligna colorretal.

Mais do autor: ‘Qual o mel­­hor tratamento para a fadiga relacionada ao câncer?’

No caso do câncer de cólon, tanto a obesidade quanto o sobre peso aumentaram o risco em 47% e 46% e 49% e 46%, respectivamente, em homens com IMC maior que 23.4kg/m² e mulheres com IMC maior que 23.6kg/m².

Por outro lado, somente os indivíduos previamente obesos tiveram risco aumentado de desenvolverem câncer do reto, sendo este aumento de 39% para homens com IMC de 29.6kg/m² ou mais, e para mulheres que estivessem com IMC acima de 30.6kg/m².

Estes dados corroboram a necessidade da atenção, já na juventude, para o cuidado com a saúde e com o peso, independente de modelos estéticos. Cabe ao jovem entender que, ao optar por um estilo de vida menos saudável, ele pode trocar um “plus size” por um “plus life”.

Veja também: ‘Cuidado paterno diminui em 33% a obesidade infantil’

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referência:

  • Levi, Z., Kark, J. D., Katz, L. H., Twig, G., Derazne, E., Tzur, D., Leibovici Weissman, Y., Leiba, A., Lipshiez, I., Keinan Boker, L. and Afek, A. (2017), Adolescent body mass index and risk of colon and rectal cancer in a cohort of 1.79 million Israeli men and women: A population-based study. Cancer. doi:10.1002/cncr.30819

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades