OMS: ações para redução dos erros relacionados à medicação

A OMS apresentou uma iniciativa global para reduzir pela metade os danos graves e evitáveis associados a medicamentos nos próximos 5 anos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No final do último mês (29/03/2017), a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma iniciativa global para reduzir pela metade os danos graves e evitáveis associados a medicamentos nos próximos cinco anos em todos os países.

Erro de medicação é qualquer evento evitável que pode levar ao uso inadequado de medicamento, podendo ou não prejudicar o paciente. Pode estar relacionado à prática profissional, produtos utilizados na área da saúde, procedimentos, falhas de comunicação, incluindo prescrição, rótulos, embalagens, nomes, preparação, dispensação, distribuição, administração, educação e monitoramento.

Veja também: ‘Mudanças que podem reduzir os erros médicos’

Segundo a OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte diariamente e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas por ano, considerando apenas os Estados Unidos. Mundialmente, o custo associado aos erros de medicação foi estimado em quase 1% do total das despesas de saúde globais.

Com o objetivo de abordar as fragilidades nos sistemas de saúde que levam a erros de medicação e os graves danos que isso pode causar foi lançado o Global Patient Safety Challenge on Medication Safety. A iniciativa estabelece maneiras de melhorar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos. Além disso, promove o aumento da conscientização entre os pacientes sobre os riscos associados ao uso indevido de medicamentos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

As ações previstas serão focadas nas seguintes áreas: 1) pacientes e público; 2) profissionais de saúde; 3) medicamentos como produtos; 4) sistemas e práticas de medicação. A iniciativa visa a promoção de melhorias do processo do uso de medicamentos em cada estágio.

Referência:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags