Pesquisa sobre Burnout em profissionais da saúde é divulgada pelo NEJM

O The New England Journal of Medicine fez uma pesquisa sobre Burnout na área da saúde. Na pesquisa desse ano 83% dos entrevistados, que são clínicos, líderes clínicos e executivos de saúde, viram esse problema como “grave” ou “moderado” nos seus locais de trabalho.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O The New England Journal of Medicine fez uma pesquisa sobre burnout na área da saúde. Na pesquisa desse ano, 83% dos entrevistados, que são clínicos, líderes clínicos e executivos de saúde, viram esse problema como “grave” ou “moderado” em seus locais de trabalho. Em 2016, essa porcentagem foi de 96%, então houve uma pequena melhora nesse percentual, porém é visível que o problema continua prevalente.

Essa pesquisa recente também considera o burnout como uma grande preocupação para os enfermeiros (78% acreditam que é um problema grave ou moderado), enfermeiros de prática avançada (64%), líderes clínicos (56%) e executivos de saúde (42%).

Os líderes e os médicos da linha de frente estão procurando urgentemente soluções para esse problema porque ele ganhou uma extensão muito grande e tem trazido prejuízos para as organizações de saúde. Danos financeiros e insatisfação dos paciente foram citados como consequências graves do burnout. Os médicos sentem o impacto do burnout reduzindo suas horas de trabalho, mudando para funções administrativas ou deixando a assistência médica completamente.

Mindfulness: quebrando a roda do burnout médico

Algumas ações menores tem sido escolhidas por líderes – como mudar a denominação de burnout por uma mais positiva como “Felicidade no Trabalho” – mas o foco são intervenções maiores e mais específicas. Como 82% dos entrevistados falaram que o problema tem parte da sua origem nas organizações, questões como mudanças de sistema e infraestrutura precisam ser vistas.

Mais da metade dos entrevistados acreditam que profissionais da saúde precisam passar mais tempo em atendimento a pacientes do que em questões administrativas. Desse jeito, todos os membros da equipe clínica podem trabalhar adequadamente. Outra solução escolhida pela maioria (46%) é melhorar a funcionalidade e a interatividade de EMRs e outros sistemas de TI.

Além de melhorar os sistemas de TI, a pesquisa mostra que as organizações devem se concentrar em trabalhar as habilidades de comunicação e gerenciamento de seus líderes. Afinal, os funcionários não costumam sair das organizações, eles deixam seus gerentes.

Se cuidar também é muito importante na luta contra o burnout. Pelo menos até que questões estruturais sejam modificadas, mudanças individuais podem ser eficazes, como falado por mais da metade dos entrevistados. Eles citaram atividades como: meditação, yoga e envolvimento em um hobby.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

O ponto no qual as organizações e os indivíduos podem trabalhar juntos é na criação de modelos positivos que estimulem o bem-estar dos profissionais. Com isso, eles podem fortalecer a camaradagem, o tempo para criatividade e resiliência pessoal. Os líderes podem incentivar o autocuidado, estabelecendo tempo pessoal livre de culpa para os médicos.

Utilizar pesquisas voluntárias regulares para medir como estão a satisfação, o companheirismo e o engajamento pode ser muito útil nesse aspecto. Além disso, coletar e gerenciar métricas sobre a eficiência do uso de EMR também seria interessante para esse projeto.  Avaliações são essenciais para identificar o problema e ver como é possível melhorar. Falando em perspectiva de melhora, dentre os pesquisadores, 60% acredita que o burnout vai piorar nos próximos dois a três anos e 15% dos entrevistados acreditam que a situação vai melhorar nos próximos dois a três anos.

Referência:

https://catalyst.nejm.org/survey-immunization-clinician-burnout/

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags