Playbook online ajuda a melhorar os cuidados para pacientes que demandam muita atenção médica

Playbook foi lançado com o objetivo de ajudar os líderes do sistema de saúde a melhorar os cuidados para pacientes que demandam mais atenção médica.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com o objetivo de ajudar os líderes do sistema de saúde e seguradoras a melhorar os cuidados para pacientes que demandam muita atenção médica, foi lançado “The Playbook: Better Care for People With Complex Needs”. O livro online é um manual norte-americano que fala sobre questões médicas, comportamentais e sociais desses pacientes, como exemplos de abordagens bem-sucedidas e orientações para negócios, e foi desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement.

O playbook foi lançado na inauguração do National Center for Complex Health e Social Needs, liderado pelo médico de família Doutor Jeffrey Brenner, que é reconhecido nos Estados Unidos por seu trabalho voltado para pacientes de alta necessidade em Camden, Nova Jersey.

Segundo o comunicado à imprensa, os líderes do instituto que elaborou o manual acreditam que “com melhores informações sobre as necessidades médicas, comportamentais e sociais dos pacientes com necessidade alta e complexidade, além de uma melhor comunicação com a seguradora, o médico e o paciente, essas pessoas terão menor probabilidade de atrasar os cuidados e de ter que procurar atendimento de emergência para questões não emergenciais”.

Veja também: ‘Como a tecnologia está mudando a relação médico-paciente’

Outras cinco organizações, as fundações John A. Hartford, Robert Wood Johnson, SCAN e Commonwealth, e a Peterson Center on Healthcare, participaram da elaboração do manual, patrocinado por elas, e também trabalharão na disseminação do mesmo. Além disso, vão se organizar regularmente para discutir as soluções encontradas e colocá-las em prática com os pacientes, que incluem idosos e deficientes.

Além do playbook, as organizações desenvolveram uma pesquisa sobre a questão. Os resultados mostraram que esses pacientes tendem a ter mais problemas sociais e econômicos que outras pessoas, sugerindo que eles fazem parte de uma população mais velha, menos instruída e mais pobre. Além disso, muitos relataram isolamento social e estavam estressados ou preocupados com alguma dificuldade que estavam passando.

Cerca de 50% dos pacientes com grande necessidade médica tinham sido hospitalizados ou frequentado uma emergência nos dois últimos anos; 44% tinham atrasado algum cuidado médico no último ano devido a problemas, como não ter transporte ou horário disponível por conta do trabalho. Esses dados batem com um dos problemas citados no playbook: o modelo de pagamento fee-for-service aos médicos. Segundo as organizações, esse tipo de pagamento acaba desestimulando os profissionais a fazerem atendimentos não presenciais, como utilizar o método de telemedicina para fazer atendimentos online ou simplesmente responder perguntas dos pacientes por meio de alguma plataforma, por exemplo, que poderiam ajudar a solucionar essa questão de locomoção e horários, deixando de atrasar cuidados importantes para os pacientes.

A pesquisa envolveu mais de 3 mil pessoas, sendo cerca de 1.800 pacientes que demandam muita atenção médica e 1.200, que não.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • Online ‘Playbook’ for High-Need Patients Released. Medscape. Dec 09, 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags