PMMA: quais são as indicações para uso?

O PMMA é um preenchedor biocompatível bifásico definitivo (não é absorvido pelo corpo). A substância tem liberação da Anvisa no Brasil.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na última semana, a bancária Lilian Calixto, de 46 anos, faleceu após realizar uma bioplastia nos glúteos com polimetilmetacrilato (PMMA) no Rio de Janeiro. O procedimento foi realizado em desacordo com as recomendações atuais e fora do ambiente hospitalar. A suspeita é de tromboembolismo venoso em decorrência da quantidade de PMMA utilizada. O médico responsável pelo procedimento, Denis Furtado – conhecido na Internet como Dr. Bumbum -, e sua equipe estão presos e respondem por homicídio qualificado.

O PMMA é um preenchedor biocompatível bifásico definitivo (não é absorvido pelo corpo). A substância tem liberação da Anvisa no Brasil, mas quando usado de forma indevida pode acarretar efeitos adversos graves. De acordo com a Agência, o PMMA pode ser usado em “procedimentos estéticos para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos de tecidos com o envelhecimento”.

vacina

Indicações para uso do PMMA

  • A aplicação deve ser limitada a pequenas quantidades, sendo indicado para regiões da face para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos de tecidos com o envelhecimento. O preenchedor deve ser utilizado de forma subcutânea.
  • É utilizado também para correção da lipodistrofia facial causada por medicamentos em pacientes com aids (procedimento está na lista do SUS)
  • A aplicação de grandes quantidades é controversa, devido ao potencial alto de complicação; por isso, não é recomendado em grandes regiões, como glúteos, panturrilha e coxas.

Mesmo quando utilizado em baixa quantidade, muitas complicações já foram relatadas com o uso desse material permanente, tais como: processos alérgicos, inflamação aguda e crônica, formação de granulomas e infecção.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não recomendam o uso do produto para fins estéticos.

LEIA MAIS: Cirurgia Plástica Estética – como identificar um paciente não elegível?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.