Pycnogenol: Uma nova esperança na prevenção cardiovascular

Muito se fala em prevenção de doença coronariana e risco cardiovascular, o controle da hipertensão, do diabetes e da dislipidemia é amplamente difundido e determinado por guidelines internacionais. As consultas dos clínicos e cardiologistas sempre são acompanhadas da rotineira análise destes fatores de risco, com tomada de medidas de controle e prevenção, sejam por medicamentos …

Muito se fala em prevenção de doença coronariana e risco cardiovascular, o controle da hipertensão, do diabetes e da dislipidemia é amplamente difundido e determinado por guidelines internacionais. As consultas dos clínicos e cardiologistas sempre são acompanhadas da rotineira análise destes fatores de risco, com tomada de medidas de controle e prevenção, sejam por medicamentos ou por mudanças no estilo de vida.

Dentro deste contexto, por diversas vezes você, médico, se deparou com a seguinte situação: paciente com valores limítrofes de pressão arterial, com resistência insulínica (sem caracterizar diabetes), ou ainda com aquela dislipidemia leve sem indicação de tratamento medicamentoso. A dúvida que deve ter passado pela sua cabeça era: como explicar para o paciente que tudo o que ele precisa fazer é mudar seu estilo de vida? Como explicar que não tem indicação de medicamento? Muitas vezes, na tentativa de “agradar” o paciente, satisfazendo-o com a idéia de que algo está sendo feito, nos rendemos a tratá-lo como “doente”, pois, afinal, não há medicamento para “limítrofes”. Ou não havia…

Pesquisadores italianos publicaram recentemente resultados animadores sobre um produto natural, extraído da casca do pinheiro marítimo francês, o Pycnogenol. Substância esta que apresenta considerável ação antioxidante (superável à vitamina C) e ação de melhora na função endotelial. Vale lembrar que a disfunção endotelial é o estado mais precoce da doença cardiovascular, e, até então, não havia prevenção medicamentosa da disfunção endotelial.

A equipe do Dr. Gianni Belcaro da Universidade de Chieti-Pescara avaliou os efeitos de curto-curso da suplementação de Pycnogenol sobre a função endotelial alterada em pacientes com pressão arterial limítrofe (pré-hipertensos), indivíduos hiperlipidêmicos e hiperglicêmicos que ainda não tiveram alterações ateroscleróticas documentadas em coronárias e grandes vasos. Ou seja, Dr. Gianni escolheu aquele seu paciente pré-clínico, que saiu do seu consultório com um incentivo a atividade física e alimentação saudável.

O estudo envolveu 49 indivíduos com hipertensão limítrofe, hiperlipidemia ou hiperglicemia variando de 40 a 60 anos de idade para os quais foram prescritos 150 mg diárias de Pycnogenol, em combinação com as recomendações de dieta e exercício físico dos famosos guidelines internacionais. Um grupo de 43 indivíduos foram utilizados como controle, para os quais foi recomendada apenas as mudanças no estilo de vida. A função endotelial foi medida por dilatação mediada por fluxo, e laser Doppler para a avaliação do fluxo distal para os dedos.

O estudo constatou que a suplementação com Pycnogenol melhorou significativamente a função endotelial: 55% em oito semanas e 66% em 12 semanas de uso e o estresse oxidativo foi diminuído em cerca de 20%. A pressão arterial foi normalizada em indivíduos com hipertensão limítrofe, os níveis de colesterol foram reduzidos nos participantes com hiperlipidemia limítrofe, e os níveis de glicose em jejum diminuíram na coorte com resistência insulínica.

A propriedade do Pycnogenol de melhorar a função endotelial em pacientes com doença coronariana já foi estabelecida em estudos anteriores. Porém, a substância nunca havia sido colocada a prova em doentes pré-clínicos, e consideramos que os resultados foram animadores. Logicamente, grandes estudos devem ser realizados e o follow-up deve ser estendido para que possamos realmente validar o potencial de prevenção de aterosclerose e doença arterial coronariana, mas este foi um brilhante caminho.

 

Referências:

https://www.prnewswire.com/news-releases/study-shows-pycnogenol-can-help-improve-endothelial-function-in-cases-of-borderline-hyperglycemia-hypertension-or-hyperlipidemia-300078196.html

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.