Quais são e como identificar os equivalentes anginosos?

Os equivalentes anginosos são os sinais e sintomas inespecíficos de isquemia miocárdica, diferentes da conhecida dor anginosa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os equivalentes anginosos são os sinais e sintomas inespecíficos de isquemia miocárdica, diferentes da conhecida dor anginosa. Tal fato dificulta o diagnóstico da doença e retarda o tratamento mais adequado. Assim, em um plantão, atentar para esses equivalentes pode refletir no prognóstico do paciente tendo em vista a rapidez do diagnóstico correto.

De início vale ressaltar que eles são mais frequentes em pacientes idosos e diabéticos, por isso esses dados na anamnese são fundamentais. Os principais equivalentes anginosos são:

  • Dispneia: é o mais frequente. Pode ocorrer aos esforços ou em repouso sem dor torácica associada. É importante diferenciá-la da dispneia existente na insuficiência cardíaca, na qual pode haver outras alterações no exame físico como desvio do Ictus, presença de B3, congestão pulmonar;
  • Fadiga excessiva;
  • Sintomas do trato digestivo: epigastralgia, desconforto em hipocôndrio direito, náuseas, vômitos;
  • Palpitações ou síncope: raramente têm causa isquêmica, então deve-se afastar outras etiologias, a menos que exista uma associação clara desses sintomas com o esforço.

LEIA MAIS: Você já ouviu falar em Aspergilose Pulmonar Necrosante?

Realizar uma estimativa do perfil de risco cardiovascular do paciente, avaliar a duração (sintomas muito fugazes ou de duração muito prolongada não são de natureza isquêmica) e os fatores precipitantes desses sintomas (a relação com os esforços), auxiliam na suspeita de etiologia isquêmica diante de algum equivalente anginoso.

Dessa forma, é importante recordar a existência da correlação desses sintomas inespecíficos com a isquemia miocárdica, pois constituem a exceção no diagnóstico de cardiopatia isquêmica e podem mudar completamente o prognóstico de um paciente quando a intervenção é feita em tempo hábil.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags