Qual o papel do fechamento da auriculeta esquerda nos pacientes mitrais cirúrgicos?

Para os pacientes mitrais cirúrgicos, cada vez mais têm surgido estudos e evidências sobre o papel do fechamento da auriculeta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Sabe-se que os pacientes mitrais são cerca de 40 a 60% mais susceptíveis ao desenvolvimento de fibrilação atrial, secundária ao aumento da câmara e ao consequente desarranjo da arquitetura do seu sistema de condução elétrica. Na maioria das vezes, isso significa, para estes pacientes, a sina de ter que se submeter à anticoagulação definitiva. A boa notícia é que, para os pacientes mitrais cirúrgicos, cada vez mais têm surgido estudos e evidências sobre o papel do fechamento da auriculeta, e hoje vamos entender por que isto constitui vantagem.

A auriculeta, ou apêndice atrial, é a sua porção mais distal, que recobre a câmara, projetando-se externamente acima dela. Tem papel importante na FA pois é uma estrutura sacular, de baixo fluxo, complexamente trabeculada em sua face interior e, portanto, muito susceptível à formação e ao acúmulo de trombos – estes também já predispostos pela estase secundária à arritmia – e seu eventual desprendimento é o grande responsável pelos acidentes vasculares isquêmicos cardioembólicos, evento cerca de 5 a 7 vezes mais frequente nesta população.

A profilaxia destes fenômenos, por meio principalmente de varfarina, mesmo sendo o padrão ouro, ainda está longe de ser a ideal – além dos problemas com adesão ao tratamento, os efeitos adversos relacionados ao sangramento, o difícil controle de RNI, bem como o inconveniente da posologia medicamentosa, dificultam ainda mais as metas esperadas e desejadas para estes pacientes; e os novos anticoagulantes orais, embora apresentem considerável conveniência posológica, ainda estão em uma realidade financeira muito diferente da maioria da população alvo.

E foi considerando tudo isso que o fechamento da auriculeta conquistou espaço entre os cirurgiões cardíacos e cardiologistas que lidam com este espectro de pacientes. A auriculeta tem papel importante na gênese da FA, e até o momento, os trials mostram evidências consistentes de redução dos fenômenos tromboembólicos em pacientes submetidos ao fechamento/isolamento ou mesmo amputação e exclusão da auriculeta esquerda. A longo prazo, estes pacientes se encontrariam livres dos anticoagulantes, e sem maiores chances de desenvolvimento de fenômenos tromboembólicos.

MAIS DA AUTORA: Como interpretar a nomenclatura dos marcapassos cardíacos?

Estudos realizados até então, comparando desfechos cirúrgicos de pacientes submetidos ou não ao fechamento da auriculeta esquerda, mostram vantagens consideráveis: menor taxa de eventos cardiovasculares, menor mortalidade, menor tempo hospitalar e tempo de ventilação mecânica. Porém, há de se ressaltar também os pontos negativos: a taxa de hemorragias foi maior, bem como a de derrames pericárdicos, o que, a depender da gravidade, consiste em necessidade de reoperação ainda nas primeiras horas do POI. Existe ainda uma preocupação importante com as complicações de um fechamento incompleto da auriculeta – caso haja falha, ou recanalização posterior, os riscos de eventos tromboembólicos aumentam.

Ainda carente de evidências sólidas que suportem a substituição definitiva do uso de anticoagulantes orais, mas, por outro lado, já mostrando vantagens que não podem ser desconsideradas, atualmente o fechamento da auriculeta em pacientes cardíacos cirúrgicos permanece como recomendação de classe II-B na maioria dos guidelines; e a ESC recomenda o fechamento de forma tanto terapêutica quanto profilática, em toda e qualquer intervenção cardíaca cirúrgica via esternotomia mediana.

E você, é a favor ou contra o fechamento da auriculeta?

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.