Repaglinida pode ser alternativa eficaz à insulina para diabéticos com fibrose cística?

A complicação mais frequente da fibrose cística é o diabetes. O tratamento recomendado é a aplicação de insulina, mas alguns pacientes são tratados com medicamentos orais.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A complicação mais frequente da fibrose cística é o diabetes. O tratamento recomendado é a aplicação de insulina, mas alguns pacientes são tratados com medicamentos orais. Em um pequeno estudo publicado recentemente no The Lancet, pesquisadores compararam a eficácia das duas abordagens.

Para isso, os autores realizaram um estudo multicêntrico, aberto, comparativo, randomizado, em 49 centros na Áustria, França, Alemanha e Itália. Os 75 pacientes elegíveis tinham fibrose cística, mais de 10 anos de idade e diabetes recém-diagnosticada.

Os participantes foram randomizados para receber insulina injetável ou repaglinida oral, estratificados por sexo e idade (10 a 15 anos ou > 15 anos). O desfecho primário foi o controle glicêmico após 24 meses de tratamento.

Resultados

Aos 24 meses, o controle glicêmico foi semelhante em ambos os grupos (alteração média na concentração de HbA1c no baseline de 0,2%, 1,7 mmol/mol [8 · 1 mmol / mol] com repaglinida vs -0,2%, -2,7 mmol/mol com insulina; p = 0,15).

Os eventos adversos mais frequentes foram pulmonares (40% no grupo repaglinida e 45% no grupo da insulina) e os eventos adversos graves mais frequentes foram também os pulmonares, mas levaram à admissão hospitalar (50%  vs. 54%).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a repaglinida oral é tão eficaz quanto a insulina para o controle da glicemia em pacientes com diabetes relacionada à fibrose cística e, por isso, pode ser uma boa alternativa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades