Reumatologia: bom embasamento clínico é fundamental para atuação

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Reumatologia com a Dr. Gustavo Balbi.

Continuando nosso especial de artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje o Dr. Gustavo Balbi fala tudo que você precisa saber sobre a Reumatologia.

1) O que é?

A Reumatologia é uma especialidade clínica que cuida basicamente de dois grupos de doença: as doenças musculoesqueléticas, que são as que envolvem cuidados com as articulações, ossos e músculos; e as doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e miopatias inflamatórias.

2) Como é o dia a dia?

A Reumatologia é uma especialidade iminentemente ambulatorial, a maior parte das nossas atividades é feita em consultório ou ambulatório. Quando o paciente complica, o especialista acaba tendo algum contato com o ambiente hospitalar, mas essa relação difere de outras especialidades nas quais o foco é primariamente hospitalar, como as especialidades cirúrgicas, cardiologia intervencionista e outras especialidades clínicas com foco no hospital.

3) Oportunidades de trabalho:

Como mencionado anteriormente, o reumatologista pode atuar tanto em consultórios quanto em ambulatórios.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

4) Curiosidade(s):

– Apesar de ser uma especialidade muito prevalente, existem poucos reumatologistas que exercem Reumatologia no Brasil. Nos dados demográficos médicos de 2015, existiam aproximadamente 2 mil reumatologistas no Brasil, o que representa menos de 1% dos médicos formados atuando no país.

5) Especialidades correlacionadas:

Como as doenças reumatológicas geralmente têm acometimento sistêmico, principalmente as autoimunes, o especialista tem interface com várias outras especialidades como Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Nefrologia e Pneumologia.

6) Área de atuação:

A maior parte das nossas atividades é no consultório, mas existem outras possibilidades de atuação, seja com ultrassonografia, que tem crescido cada vez mais na especialidade como uma ferramenta de auxílio no diagnóstico e manejo clínico do paciente; ou com procedimentos, como infiltrações articulares, biópsias musculares, ósseas, labiais, etc. Todas essas fazem parte da formação do reumatologista.

7) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

Por ser uma especialidade com muitas doenças sistêmicas, de acometimento de diferentes órgãos, é importante fazer uma boa Residência de Clínica Médica para ter um bom embasamento clínico, para que ele possa atuar de maneira mais eficaz frente ao paciente.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja as outras especialidades que já falamos por aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.