Riscos e benefícios do tratamento com clopidogrel e aspirina após AVCI menor ou AIT

O tratamento combinado de clopidogrel e aspirina após um acidente vascular cerebral isquêmico menor ou ataque isquêmico transitório mostrou reduzir o risco precoce de novo AVC sem aumentar o risco de sangramento.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O tratamento combinado de clopidogrel e aspirina após um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) menor ou ataque isquêmico transitório (AIT) mostrou reduzir o risco precoce de novo AVC sem aumentar o risco de sangramento.

Nas diretrizes atuais para o manejo precoce de pacientes com AVCI agudo, publicadas pela Chinese Medical Association e pela American Heart Association/American Stroke Association, a combinação de clopidogrel e aspirina é recomendada para início dentro de 24 horas de um AVC menor ou AIT e deve ser mantida por 21 dias com base nos resultados do estudo Clopidogrel in High-Risk Patients with Acute Nondisabling Cerebrovascular Events (CHANCE). No entanto, a duração da terapia antiplaquetária dupla durante 21 dias no estudo CHANCE foi arbitrária. Sabe-se que o risco de sangramento aumenta à medida que a duração da terapia antiplaquetária dupla se prolonga.

Neste contexto, um estudo publicado recentemente pela American Academy of Neurology avaliou a duração ideal da terapia antiplaquetária dupla, buscando investigar os riscos em curto prazo e os benefícios do clopidogrel com aspirina em AVC menor ou AITusando dados do estudo CHANCE. Em resumo, o estudo CHANCE foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado, envolvendo 5.170 pacientes de 114 hospitais na China entre outubro de 2009 e julho de 2012 para avaliar a eficácia e segurança do tratamento combinado de clopidogrel e aspirina versus aspirina sozinha no AVCI menor e AIT.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Na recente análise, o desfecho primário avaliado foi um novo AVCI e os desfechos de segurança incluíram qualquer sangramento e sangramento moderado a severo.

Um total de 145 (71,1%), 13 (6,4%) e 12 (5,9%) de 204 novos AVCI no grupo clopidogrel-aspirina versus 223 (75,6%), 19 (6,4%) e 8 (2,7%) de 295 no grupo aspirina ocorreu na primeira, segunda e terceira semana, respectivamente.Na primeira semana, o tratamento com clopidogrel-aspirina reduziu o risco de 1 semana de novo AVCI em aproximadamente 35% (hazardratio: 0,64; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,52 a 0,79; p<0,001). O efeito diminuiu durante a segunda semana e aumentou numericamente o risco de novo AVC durante a terceira semana (p=0,25; p=0,41).

Um total de 23 (38,3%), 15 (25,0%) e 9 (15,0%) de 60 casos hemorrágicos no grupo clopidogrel-aspirina versus 15 (36,6%), 8 (19,5%) e 3 (7,3%) de 41 no grupo de aspirina ocorreu na primeira, segunda e terceira semana, respectivamente.

O tipo de hemorragia mais frequente no grupo antiplaquetário duplo foi hemorragia intracraniana (n=20), hematomas na pele (n=17), sangramento gastrointestinal (n=8), derrame intraocular (n=5), epistaxe (n=4) e sangramento gengival (n=4).

Veja também: ‘Como manejar a pressão arterial no AVE isquêmico?’

O tratamento combinado de clopidogrel-aspirina reduz numericamente o risco de AVCI nas primeiras 2 semanas. A partir do décimo dia, o número de casos hemorrágicos causados pela terapia antiplaquetária dupla superou o do novo AVC reduzido pela terapia antiplaquetária dupla.

Com base no estudo, pode-se concluir que o tratamento combinado com clopidogrel-aspirina pode ter um benefício de reduzir o risco de AVC superando o risco potencial de aumento do sangramento, especialmente nas primeiras 2 semanas, em comparação com a aspirina sozinha em pacientes com AVC menor ou AIT.

JulianaFestadeVasconcellos Prática, desfechos e custos relacionados à ventilação mecânica em UTIs

250x250-portal Prática, desfechos e custos relacionados à ventilação mecânica em UTIs

Referências:

  • Pan Y, Jing J, Chen W, Meng X, Li H, Zhao X, et al. Risks and benefits of clopidogrel – aspirin in minor stroke or TIA Time course analysis of CHANCE. Neurology. 2017 May 16;88(20):1906-1911. doi: 10.1212/WNL.0000000000003941. Epub 2017 Apr 19.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades