Sedentarismo é associado a maior risco de mortalidade

Comportamento sedentário foi associado a maior risco de mortalidade em novo artigo publicado no Annals Of Internal Medicine.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Comportamento sedentário foi associado a maior risco de mortalidade em novo artigo publicado no Annals Of Internal Medicine.

Com o objetivo de examinar a associação entre o comportamento sedentário (medido objetivamente – volume total e acúmulo em episódios prolongados e ininterruptos) e mortalidade por todas as causas, pesquisadores americanos acompanharam cerca de 8 mil adultos (idade ≥ 45 anos) por 4 anos.

Os participantes do estudo usaram um acelerômetro por, pelo menos, 10 horas em, pelo menos, 4 dias para medir o comportamento sedentário.

Em modelos ajustados multivariáveis, o maior tempo de sedentarismo total e a duração prolongada de episódios sedentários foram associados a um maior risco de mortalidade por todas as causas. A avaliação de sua associação conjunta mostrou que os participantes classificados como muito sedentários para ambas características (volume total [≥12,5 h/d] e duração elevada de episódios de sedentarismo [≥ 10 min/episódio]) apresentaram maior risco de morte.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o volume total do tempo sedentário está associado à mortalidade por todas as causas, sendo esse risco ainda maior quando os episódios são prolongados e ininterruptos. Isso sugere que as diretrizes de atividade física deveriam focar em reduzir e interromper o tempo sedentário para diminuir o risco de morte.

Veja também: ‘Sedentarismo – precisamos agir agora!’

Referências:

  • Diaz KM, Howard VJ, Hutto B, Colabianchi N, Vena JE, Safford MM, et al. Patterns of Sedentary Behavior and Mortality in U.S. Middle-Aged and Older Adults: A National Cohort Study. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 12 September 2017] doi: 10.7326/M17-0212

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades