Suplementação de ômega 3 causa proteção cardiovascular?

Meta analise comparou a incidência de complicações cardiovasculares em pacientes submetidos ao uso de suplementação de ômega 3 e os que não estavam submetidos a tal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em janeiro de 2018 foi publicada no JAMA uma meta analise que comparou a incidência de complicações cardiovasculares em pacientes submetidos ao uso de suplementação de ômega 3 e os que não estavam submetidos a tal.

Foram utilizados 10 estudos antigos, e alguns deles concluíam que a redução na incidência de novos episódios de infarto poderia chegar até 19% com suplementação de ômega 3. Para acidente vascular cerebral também ocorria redução, porém mais sutil. Essa era a conclusão que os estudos analisados mostravam isoladamente.

O objetivo dessa meta-analise foi redistribuir os pacientes avaliados nos 10 estudos para comparar o efeito do ômega 3 em pacientes com uso ou não de estatinas, com história prévia de doença cardiovascular ou não, e em relação a fenômenos cardiovasculares diferentes (analisar o impacto no infarto do miocárdio separadamente do impacto para acidente vascular cerebral, por exemplo).

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

Levando em conta os desvios padrão, foi considerado que a suplementação pode não ter impacto algum. Acontece que a proteção cardiovascular observada foi baixa, podendo estar influenciada por vários vieses. Inclusive, nos estudos duplo cego o impacto da suplementação foi bem menor do que nos estudos cujo grupo controle não recebeu placebo.

A conclusão final é que pode ser que a suplementação de ômega 3 em 3-4g/dia pode reduzir até 10% a chance de um evento cardiovascular, porém mais estudos devem ser realizados para que sejam entendidos os reais benefícios. Nos próximos estudos devem ser consideradas outras peculiaridades, como tabagismo e história de câncer, para que sejam entendidos o real impacto dessa medida e vieses sejam evitados.

‘Suplementação de ômega 3 e qualidade da visão’

Referências:

  • AssociationsofOmega-3FattyAcidSupplementUse With Cardiovascular Disease Risks – JAMA Cardiology – 31 de janeiro de 2018

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades