Tratamento de pacientes infectados com o VHC genótipo 1: ledipasvir/sofosbuvir com ou sem ribavirina?

Ledipasvir com sofosbuvir (LED/SOF) para o tratamento de pacientes infectados com o VHC genótipo 1 pode ser usado com ou sem ribavirina (RBV).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O genótipo 1 do vírus da hepatite C (VHC) é o genótipo mais comum em todo o mundo e um dos mais difíceis de tratar com regimes baseados em interferon. As opções de tratamento para este genótipo evoluíram rapidamente ao longo dos últimos anos, destacando o desenvolvimento dos antivirais de ação direta de segunda geração e, posteriormente, os esquemas livres de interferon.

O uso de antivirais de ação direta em combinação com outros antivirais de ação direta está associado a maior eficácia quando comparado aos regimes baseados em interferon, promovendo melhores taxas de resposta virológica sustentada e um melhor perfil de segurança.

Ledipasvir com sofosbuvir (LED/SOF) para o tratamento de pacientes infectados com o VHC genótipo 1 pode ser usado com ou sem ribavirina (RBV). Sabe-se que a RBV é bem conhecida por promover eventos adversos significativos.

Neste contexto, uma revisão sistemática da literatura com metanálise comparou a eficácia (avaliada pela resposta virológica sustentada em 4 e 12 semanas após o tratamento e recaída viral) e a segurança (avaliado por qualquer evento adverso, eventos adversos sérios, descontinuação devido a evento adverso, anemia e rash) dos regimes de tratamento com LED/SOF com ou sem RBV em pacientes infectados com o VHC genótipo 1.

Adicionalmente, foi realizada uma análise de subgrupo avaliando a resposta virológica sustentada em 12 semanas após o tratamento incluindo apenas pacientes cirróticos.

O que fazer diante da suspeita de Hepatite C? Veja no Whitebook! Clique aqui e baixe grátis.

PubMed/MEDLINE, Scopus, Cochrane Library, International Pharmaceutical Abstracts e Web of Science foram as bases de dados utilizadas na revisão junto a uma pesquisa manual.

No total, sete estudos foram incluídos, contemplando 2.567 pacientes. A média de idade dos pacientes em todos os estudos foi de 44,1 anos. Os pacientes foram tratados com maior frequência por 12 semanas (53%), seguido de 24 semanas (28,5%) e 8 semanas (18,3%). Em relação ao genótipo, 71% dos casos estavam infectados com o VHC genótipo 1a e 29% com o genótipo 1b. A maioria dos pacientes não teve cirrose (80%) e não havia realizado tratamento previamente (67%).

Para os desfechos de eficácia não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos LED/SOF com RBV e sem RBV. A análise do subgrupo com pacientes cirróticos não mostrou diferença significativa entre qualquer grupo de tratamento.

LED/SOF com RBV mostrou um pior perfil de segurança quando comparado com LED/SOF sem RBV para os seguintes desfechos: qualquer evento adverso (razão de risco [RR]: 0,56; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,46 a 0,69), anemia (RR: 0,08; IC 95%: 0,04 a 0,17) e rash (RR: 0,35; IC 95%: 0,19 a 0,65).

A administração de LED/SOF com RBV em pacientes virgens de tratamento com ou sem cirrose, e em pacientes sem cirrose e experimentados de tratamento, não promoveu benefícios adicionais significativos. Os resultados da análise de subgrupo envolvendo apenas pacientes cirróticos mostraram eficácias semelhantes, indicando que o uso de RBV não aumenta a eficácia do tratamento neste grupo de pacientes.

Portanto, os riscos e benefícios e a análise de custos do uso de LED/SOF combinados com RBV devem ser considerados para o tratamento de pacientes infectados com VHC genótipo 1.

Veja também: ‘FDA aprova Maviret para o tratamento da hepatite C’

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • Ferreira V, Assis Jarek N, Tonin F, Borba H, Wiens A, Muzzillo D, et al. Ledipasvir/sofosbuvir with or without ribavirin for the treatment of chronic hepatitis C genotype 1: a pairwise meta-analysis. J Hepatol. 2016;64(2):292–300.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags