Uso de antibióticos aumenta o risco de câncer de cólon?

Nos últimos anos, o uso de antibióticos aumentou drasticamente em todo o mundo. Um novo artigo investigou sua relação com o risco de adenoma colorretal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nos últimos anos, o uso de antibióticos aumentou drasticamente em todo o mundo. Alguns estudos sugerem que a exposição precoce e prolongada a antibióticos pode estar associada ao desenvolvimento de doenças crônicas. Agora, um novo artigo investigou a questão em relação ao risco de adenoma colorretal.

Para o novo estudo, publicado no British Medical Journal, pesquisadores avaliaram prospectivamente a associação entre o uso de antibióticos entre os 20 e 39 anos e 40 e 59 anos (avaliado em 2004) e seu uso recente (avaliado em 2008) com o risco de adenoma colorretal subsequente entre 16.642 mulheres com idade ≥ 60 anos, inscritas no estudo Nurses’ Health, que se submeteram a, pelo menos, uma colonoscopia até 2010.

No total, foram documentados 1.195 casos de adenoma. O aumento da duração do uso de antibióticos entre 20 – 39 anos (p = 0,002) e 40 – 59 anos (p = 0,001) foi associado a um risco aumentado de adenoma colorretal.

Veja também: ‘Câncer colorretal em jovens: aumento dramático’

Em comparação com as que não usaram antibióticos, as participantes que usaram antibióticos por ≥ 2 meses entre os 20 e 39 anos tiveram um odds ratio [OR] multivariável de 1,36 (intervalo de confiança [IC] = 95%: 1,03 a 1,79), e entre os 40 e 59 anos tiveram [OR] multivariável de 1,69 (IC de 95% = 1,24 a 2,31).

As associações foram semelhantes para os adenomas de baixo risco versus alto risco (tamanho ≥ 1 cm, com histologia túbulo-vilosa/vilosos ou ≥ 3 lesões detectadas), mas pareceram modestamente mais fortes para os adenomas proximais comparados com os distais. Em contraste, o uso recente de antibióticos nos últimos quatro anos não foi associado ao risco de adenoma (p = 0,44).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o uso prolongado de antibióticos no início da idade adulta foi associado com o aumento do risco de adenoma colorretal, um precursor para a maioria dos casos de câncer de cólon. Eles destacam que essa conclusão é biologicamente plausível, devido aos efeitos dos antibióticos no microbioma do intestino.

 

Referências:

  • Cao Y, Wu K, Mehta R, et al Long-term use of antibiotics and risk of colorectal adenoma Gut Published Online First: 04 April 2017. doi: 10.1136/gutjnl-2016-313413

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags