Uso de esteroides anabolizantes afeta estrutura do cérebro; saiba como orientar seu paciente

Um novo estudo conseguiu ligar o uso prolongado de esteroides anabólicos androgênicos à diminuição nos volumes cerebrais.

bUm novo estudo feito com atletas conseguiu associar o uso prolongado de esteroides anabólicos androgênicos à diminuição nos volumes cerebrais, analisados por ressonância magnética.

As complicações cardiovasculares e psiquiátricas do uso de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) já são bem conhecidas pelos médicos. Agora, para determinar se eles estão associados também à mudanças na estrutura do cérebro, investigadores noruegueses utilizaram ressonância magnética de alta resolução em 82 levantadores de peso que tinham usado EAA por mais de um ano com 68 levantadores de peso que nunca usaram EAA ou outros tipos de substâncias de doping.

O resultado mostrou que os usuários EEA tinham menos matéria cinzenta em geral, menores volumes corticais e putâmen e córtex mais fino no cérebro. O uso prolongado de anabolizantes foi associado a maior perda de espessura e volume cortical. Os resultados não podem ser explicados por abuso concomitante de substâncias não-esteroidais androgênicas, mas o abuso destas substâncias amplifica os efeitos de substâncias androgênicas na estrutura cerebral.

Os esteroides entram no cérebro e se ligam a receptores androgênicos. Os possíveis efeitos do uso incluem a formação de beta-amiloide, estresse oxidativo e efeitos cardiovasculares na circulação cerebral. Independentemente da causa, as consequências incluem envelhecimento acelerado do cérebro, declínio cognitivo e demência, bem como a diminuição da capacidade de resistência associada com síndromes psiquiátricas. Os médicos devem alertar todos os usuários de anabolizante sobre esses riscos e acompanhar a função cognitiva em pacientes que continuam a usar estas substâncias.

Link para o estudo completo: https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(16)32529-X/abstract

ban

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.