Uso de ketamina está associado com menor risco de suicídio

Em novo artigo, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de dados examinando os efeitos de uma dose única de ketamina sobre a ideação suicida.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo publicado no American Journal of Psychiatry, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de dados examinando os efeitos de uma dose única de ketamina sobre a ideação suicida.

Os dados dos participantes foram obtidos de 10 dos 11 estudos de comparação identificados que utilizaram solução salina ou midazolam como tratamento de controle. A análise incluiu apenas participantes que tiveram ideação suicida no baseline (n = 167).

As principais medidas de resultado foram os itens de suicídio de escores clínicos administrados pelo médico (Montgomery-Asberg [MADRS] ou Hamilton [HAM-D]) e os de autorrelato (QIDS-SR ou Beck [BDI]), obtidos em até 1 semana após a administração da ketamina.

Em apenas 1 dia, a ketamina reduziu a ideação suicida significativamente. Os efeitos foram classificados como de moderados a grandes (d de Cohen = 0,48 – 0,85) em todos os momentos após a administração do medicamento.

Uma análise de sensibilidade demonstrou que, em comparação com os tratamentos de controle, a ketamina teve benefícios significativos nos itens dos escores MADRS, HAM-D e QIDS-SR, mas não do BDI. O efeito do medicamento sobre a ideação suicida permaneceu significativo após o ajuste para mudanças na gravidade dos sintomas depressivos.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a ketamina reduziu rapidamente os pensamentos suicidas, dentro de 1 dia e por até 1 semana em pacientes deprimidos. Os efeitos do medicamento foram parcialmente independentes dos seus efeitos sobre o humor. Agora, eles sugerem pesquisas adicionais sobre a segurança a longo prazo da ketamina e a sua eficácia na redução do risco de suicídio antes da implementação clínica.

Veja também: ‘Alertas sobre suicídio em adolescentes’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags