Vitamina D e cálcio realmente evitam fraturas?

Frequentemente prescritos universalmente, artigo questiona quais benefícios essa suplementação teria. Veja aqui os resultados.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

De acordo com uma recente metanálise de artigos revisados pela Cochrane, suplementação universal de vitamina D e cálcio para mulheres com mais de 50 anos não tem impacto na incidência de fraturas.

Para realização da metanálise foram selecionados estudos que mostravam o impacto da suplementação de vitamina D e cálcio (associados ou isolados) na incidência de fraturas, assim como foram descartados estudos que consideravam pacientes institucionalizados e /ou em tratamento para outras doenças.

O resultado mostrou que nenhum dos três tipos de suplementação reduziu a chance de fraturas nos pacientes, e a conclusão do trabalho é que não existe justificativa para suplementação em grupos sem comorbidades e que vivem na comunidade (não institucionalizados).

Leia também: ‘Vitamina D tem relação com o desenvolvimento da demência?’

Referências:

  • Association Between Calcium or Vitamin D Supplementation and Fracture Incidence in Community-Dwelling Older Adults – A Systematic Review and Meta-analysis, Jia-Guo Zhao, MD; Xian-Tie Zeng, MD; Jia Wang, MD; Lin Liu, MD , JAMA volume 318, dezembro de 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.