Você sabe manejar a anticoagulação em pacientes com fibrilação atrial?

A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca sustentada mais frequente. Sua prevalência aumenta com a idade, tornando-se mais evidente com o envelhecimento.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca sustentada mais frequente. Sua prevalência aumenta com a idade, tornando-se mais evidente com o envelhecimento. Geralmente, está associada a doenças estruturais cardíacas, trazendo prejuízos hemodinâmicos e complicações tromboembólicas com grandes implicações econômicas e na morbimortalidade da população.

A terapia antitrombótica é recomendada para a maioria dos pacientes com FA para reduzir o risco de acidente vascular encefálico (AVE) e embolia sistêmica.

O manejo periprocedimental (ou seja, durante o período de tempo antes, durante e pouco depois de um procedimento invasivo) da anticoagulação é um enigma clínico comum que envolve uma equipe multidisciplinar, e varia entre as instituições na maneira que é praticado.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Recentemente, a American College of Cardiology publicou um novo consenso de especialistas para auxiliar na tomada de decisão durante o manejo periprocedimental da anticoagulação em pacientes com fibrilação atrial não valvar.

Este documento inclui orientações de validação da adequação da decisão para anticoagulante crônico, e fornece informações sobre a descontinuação de um anticoagulante. Também inclui orientações sobre como decidir se a mudança da terapia de um paciente antes, durante ou depois da cirurgia é a melhor escolha, e sobre como e quando reiniciar a anticoagulação habitual dos pacientes pós-procedimento.

Para mais informações sobre esse assunto, consulte o link do documento.

Referências:

  • Zimerman LI, Fenelon G, Martinelli-Filho M, Grupi C, Atié J, Lorga-Filho A. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial. Arq Bras Cardiol. 2009;92:1–39. Zimerman LI, Fenelon G, Martinelli-Filho M, Grupi C, Atié J, Lorga-Filho A. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial. Arq Bras Cardiol. 2009;92:1–39.
  • Doherty JU, Gluckman TJ, Hucker WJ, Januzzi JL, Ortel TL, Saxonhouse SJ, et al. 2017 ACC Expert Consensus Decision Pathway for Periprocedural Management of Anticoagulation in Patients With Nonvalvular Atrial Fibrillation. J Am Coll Cardiol [Internet]. 2017;(212). Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0735109716370851

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades