Macroprolactina pode ser causa de elevação de prolactina?

A prolactina é um hormônio secretado pela adeno-hipófise, responsável principalmente pelo estímulo da produção de leite pelas glândulas mamárias.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A prolactina é um hormônio secretado pela adeno-hipófise, responsável principalmente pelo estímulo da produção de leite pelas glândulas mamárias. A elevação da prolactina (hiperprolactinemia) pode causar alteração menstrual (oligomenorreia, amenorreia), infertilidade, redução da libido, impotência sexual, ginecomastia e galactorreia.

As principais causas de hiperprolactinemia são:

  • Gravidez
  • Amamentação
  • Causas farmacológicas
  • Hipotireoidismo primário
  • Insuficiências renal e hepática
  • Adenomas hipofisários produtores de prolactina (prolactinomas)

macroprolactina

O que é macroprolactina?

Microprolactinoma é um adenoma hipofisário menor que 1cm produtor de prolactina e macroprolactinoma, maior que 1cm. Macroprolactinomas podem causar cefaleia, alteração visual (por compressão do quiasma óptico) e hipopituitarismo (deficiência dos hormônios hipofisários por lesão da hipófise normal).

A dopamina é um neurotransmissor que está envolvido com a inibição da secreção hipofisária de prolactina. O uso de medicamentos antagonistas dopaminérgicos são causas de elevação de prolactina, tais como antipsicóticos (exemplo: clorpromazina, haloperidol, risperidona, sulpirida) e anti-eméticos, como a metoclopramida. Outras medicações também estão relacionadas ao aumento da prolactina, tais como a metildopa, verapamil, estrógenos e opiáceos.

Mais do autor: ‘ALERTA! Uso de biotina pode levar à interpretação errada de exames laboratoriais’

Não devemos confundir macroprolactina ou macroprolactinemia com macroprolactinoma. Como já dito, macroprolactinoma é um adenoma hipofisário maior que 1cm produtor de prolactina. Macroprolactina (ou big-big-prolactin) é uma isoforma da prolactina com maior peso molecular, devido à ligação da prolactina a imunoglobulina/ anticorpo antiprolactina. Desta forma, por definição a macroprolactinemia é uma elevação sérica da macroprolactina. A macroprolactina tem baixa atividade biológica.

É recomendável que em situações de elevação de prolactina sérica, especialmente quando o quadro clínico é frustro, que se solicite pesquisa de macroprolactina. Alguns laboratórios já fazem de rotina. O método de rastreamento mais comum é o de precipitação da macroprolactina com polietilenoglicol (PEG). A adição do PEG à amostra do paciente ajuda a precipitar a macroprolactina e em seguida, realiza-se dosagem de prolactina sérica no sobrenadante.

Compara-se o novo valor de prolactina com o anterior, para de determinar a porcentagem de recuperação do hormônio. Quanto menos recuperar, mais macroprolactina a amostra tem. Quanto mais recuperar, menos macroprolactina tem e há mais prolactina monomérica (biologicamente ativa). Por exemplo, a recuperação de prolactina de 100% indica que não há macroprolactina nesta amostra. Nos casos duvidosos, pode-se lançar mão da cromatografia em gel filtração para confirmação.

Take-home message

Como para qualquer exame laboratorial solicitado, devemos sempre relacionar ao quadro clínico e termos raciocínio clínico para possíveis alterações. Nunca devemos tratar um paciente somente pelo resultado do exame laboratorial, especialmente em pacientes assintomáticos ou oligossintomáticos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Glezer A. Bronstein MD. Prolactinoma. Arq Bras Endocrinol Metab 2014. 58(2): 118-123.
  • Glezer A, Alva CB, Bronstein MD, Vieira JGH. Macroprolactina e Incidentaloma Hipofisário. Arq Bras Endocrinol Metab 2001. 45(2): 190-198.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades